A Google enviou para alguns donos de smartphones Pixel 4 o Beta 1 do Android 11, a próxima versão do sistema operacional móvel da empresa.

A ação é uma surpresa, e não é possível saber se foi um acidente ou um ato intencional: o evento de lançamento estava marcado para esta quarta-feira (03), mas foi cancelado por causa dos protestos em andamento nos Estados Unidos. Entretanto, uma atualização de segurança do Android 10 já estava programada para hoje e pode ter ativado sem querer o Beta do novo sistema.

O Beta 1 do Android 11, que ainda pode ter o nome trocado, traz algumas novidades no visual da plataforma em relação às prévias para desenvolvedores. Quem encontrou e listou as diferenças foi Mishaal Rahman, do site XDA Developers.

O que há de novo

Para começar, o reprodutor de mídias foi remanejado para o mesmo espaço dos ícones da barra de notificações, ficando ao lado de símbolos como WiFi e Bluetooth. Por enquanto, esse visual parece apenas opcional.

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) June 1, 2020

Os ícones ganharam mais três possibilidades de formato: “pedra”, retângulo afinado e contorno cheio de curvas.

Screenshots of these 3 icon shapes pic.twitter.com/lU4kDkOZcV

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) June 1, 2020

Um novo menu foi adicionado para organizar cartões, ícones e conteúdos disponibilizados para acesso rápido. Uma animação que ensina o usuário dá uma ideia de como será esse recurso na versão final.

Here’s the animation that plays on that page pic.twitter.com/hCmS8ShaO1

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) June 1, 2020

Se você quiser, poderá receber sugestões de apps nas suas listas, incluindo a linha fixa que fica na parte inferior do dispositivo.

New options to control app suggestions in the Pixel Launcher pic.twitter.com/YI2RI6syzX

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) June 1, 2020

Vale lembrar que, por se tratar de uma versão Beta, algumas novidades podem não funcionar dessa forma na atualização estável. Caso siga o calendário tradicional de anos anteriores, o Android 11 deve ser liberado oficialmente a partir de setembro.

Fonte: Tecmundo