A Google anunciou, hoje (10), uma série de novidades que vão chegar ao Android TV nas próximas semanas, trazendo alguns recursos bastante solicitados pelos proprietários de televisores equipados com esta versão do sistema operacional.

Uma das melhorias no Android para smart TVs promete facilitar o uso do Gboard pelo controle remoto, principalmente na hora de digitar senhas, e-mails e números. Com os novos layouts, o usuário passa a ter uma experiência parecida à encontrada nos celulares.

Foi removida a linha dedicada aos números, localizada na parte superior, bem como alguns símbolos à direita, evitando ocupar toda a área ao preencher campos e formulários. O Gboard TV ganhou ainda um novo modo de texto preditivo e botão para acionar a digitação por voz na parte superior, além de ficar posicionado na área inferior, não ocupando toda a tela.

O Gboard TV ganhou várias melhorias nesta atualização.Fonte:  Android Authority/Reprodução

Outra novidade anunciada pela gigante de Mountain View é a possibilidade de confirmar compras de apps na loja Google Play utilizando um código PIN de quatro dígitos, em vez de digitar senhas longas. Assim, fica muito mais rápido e fácil ter acesso ao conteúdo na tela grande.

Baixa latência e Google Play Instant

A atualização do Android TV traz ainda uma boa novidade para os gamers. A partir de agora, o sistema terá suporte a um modo automático de baixa latência, que desativará o pós-processamento quando o game for aberto em tela cheia, oferecendo uma jogabilidade mais fluida.

Este ajuste, que pode ser mais um passo em direção à chegada da plataforma Stadia nas TVs com Android, também deve otimizar a utilização de apps de videoconferência na tela grande.

Por fim, temos também o lançamento do Google Play Instant no sistema, possibilitando experimentar aplicativos e jogos sem a necessidade de instalá-los previamente — caso decida utilizá-lo após o teste, o usuário deve baixar o arquivo.

Fonte: Tecmundo