Como parte do projeto “11 Weeks Of Android” (11 semanas de Android, em português), a Google revelou mais um dos novos recursos que estão sendo implementados ao Android 11: o “One Tap” ou toque único. Por meio do One Tap, o Android vai oferecer a opção de registro e identificação com um toque, além da sincronização de credenciais na conta do usuário.

Atualmente, para se cadastrar ou fazer o login em um app, o usuário precisa entrar com as credenciais da Google ou criar um cadastro à parte, que será utilizado somente naquele app. Ao trocar de celular, ou formatar o atual, o usuário precisa fornecer o login e senha para cada app que utiliza uma conta para funcionar.

Identificação simplificada com o One Tap

O One Tap vai permitir aos desenvolvedores de aplicativos, eliminar os formulários de registro e login, substituídos por uma confirmação na tela.

A partir do Android 11, os usuários poderão se cadastrar ou realizar o login em um app apenas tocando na conta Google associada ao aparelho, que será usada para salvar os dados pessoais do app, assim como sincronizá-los com outros dispositivos.

Fonte: Google Dataset Search/DivulgaçãoFonte:  Google

Se esses apps e serviços tiverem um website que aceitem a entrada com a conta da Google, o mesmo sistema de cadastro e identificação poderá ser usado mesmo sem uso de um smartphone.

Dessa forma, a conta da Google poderá concentrar as informações de login e senha de todos os apps que o usuário utiliza.

Block Store

Trabalhando em conjunto com o One Tap, o Block Store vai facilitar a reinstalação e acesso a todos os apps do usuário em um novo dispositivo.

Ele armazena as credenciais de acesso de maneira criptografada e as sincroniza na conta do Google. Quando o usuário começar a usar um novo aparelho, o Google vai oferecer a opção de sincronização com as contas cadastradas no aparelho anterior, junto com a reinstalação dos aplicativos.

O recurso é extremamente prático, mas pode representar sérios riscos de segurança, caso a conta Google de um indivíduo seja invadida.

Fonte: Tecmundo